Projeto Novas Letras

Autores participantes:

Enderson Rafael – http://www.endersonrafael.com.br

Fernanda França – http://www.fernandafranca.com.br/

Leila Rego – www.leilarego.com.br

Patrícia Barboza – http://www.patriciabarboza.com/

Tammy Luciano – http://www.tammyluciano.com.br/

 

 

 

 

PRESS RELEASE (divulgado na sua criação em 2010)

Escritores se unem para divulgar literatura nacional

Sites e blogs literários, em que as pessoas trocam informações sobre a leitura de livros, são cada vez mais frequentes no Brasil. O ponto contraditório é que nem sempre os livros brasileiros estão entre os desejados. O movimento Desafio Literário Nacional começou no Twitter e se estendeu para as demais redes sociais, com a meta de divulgar os livros da nova safra de escritores nacionais. Com a ideia, surgiu o projeto Novas Letras, formado por jovens escritores que têm como objetivo mostrar o potencial da literatura brasileira para editoras, livrarias e leitores.

Os autores pretendem, em encontros que serão realizados em diversas localidades do Brasil, debater sobre questões ligadas ao mercado editorial no Brasil, desde o processo de escrita de um livro e a busca por uma editora até a divulgação e distribuição das obras, que competem com livros estrangeiros e quase sempre não têm a mesma atenção. Os eventos pretendem tirar dúvidas de aspirantes a escritores e realizar um bate-papo com leitores sobre diversos temas, como criação de personagens, gêneros literários, inspiração para a escrita, entre outros. Na internet, o projeto já conta com um endereço no Twitter @novasletras. Siga o Novas Letras e fique por dentro das datas dos próximos encontros.

Atualmente o projeto Novas Letras conta com cinco escritores, sendo três em São Paulo: Enderson Rafael, autor do romance juvenil “Todas as Estrelas do Céu” (Novas Ideias); Fernanda França, autora da comédia romântica “Nove Minutos com Blanda” (Multifoco) e Leila Rego, que escreveu a comédia romântica “Pobre Não Tem Sorte” (All Print) .

No Rio de Janeiro, a equipe conta com Tammy Luciano, autora do romance “Sou Toda Errada” (7Letras) e Patrícia Barboza, com “A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece” (Ciranda Cultural), voltado para adolescentes. O objetivo do grupo é reunir escritores em todo o Brasil e realizar uma mobilização para a valorização da jovem literatura brasileira.

Resultado do projeto (por Patrícia Barboza, em abril/2013)

Foi com muita alegria que aceitei o convite para participar do projeto! O maior objetivo da sua criação era divulgar a literatura nacional e buscar a valorização do novo autor brasileiro. Realizamos eventos em várias cidades:  Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, Poços de Caldas, Belo Horizonte, entre outras. No ano de 2011, durante a Bienal do Livro do RJ, realizamos palestras com temas diversos sobre o mercado editorial. As palestras foram realizadas todos os 10 dias no estande da Editora Novo Conceito. E, a partir deste evento, conseguimos provar ainda mais que o nosso trabalho era forte e de qualidade. Todos os autores envolvidos conseguiram contratos de edição em grandes editoras, com excelente potencial de distribuição: Patricia Barboza (Verus), Tammy  Luciano (Novo Conceito), Enderson Rafael e Leila Rego (Gutenberg) e Fernanda França (Rai Editora).

Com o lançamento dos novos trabalhos, os eventos Novas Letras, em grupo, tiveram uma diminuição em 2012. Por conta da divulgação individual dos novos livros, cada autor trabalhou intensamente, viajando para diversas partes do Brasil.  Mas o grupo não acabou! Muito longe disso… O Novas Letras sempre existirá, pois o seu maior objetivo foi alcançado. Agradecemos imensamente pelo apoio que recebemos de todos os leitores e blogueiros literários. O Novas Letras é o símbolo de que a união faz a força! Provamos que juntos somos fortes e que a literatura nacional só tem a ganhar.

Montagem_Novas_Letras

Anúncios
8 Comentários